Plataforma Joda Funcionalidades

Se o público alvo de uma aplicação está espalhado pelo mundo, pelo país ou até mesmo por uma região, essa aplicação precisa ser distribuída em uma plataforma voltada para o ambiente WEB (utilizando um navegador). Mas se o público alvo de uma aplicação está dentro de uma Empresa, ainda que esteja no mundo inteiro, ela deve ser distribuída em uma plataforma restrita. Por exemplo: As consultas aos produtos e serviços de uma empresa devem ser distribuídas em ambiente WEB, assim, todos os potenciais clientes terão acesso a elas; já as consultas aos resultados financeiros desta mesma empresa devem ser distribuídas em uma plataforma restrita.

A facilidade de ter tudo no mesmo lugar, o tempo todo e em qualquer dispositivo tem levado muitas empresas a investirem pesado em plataforma WEB. Com isso muitas organizações, ainda no furor da WEB, deixaram de investir em outras plataformas, concentrando seus esforços de desenvolvimento em plataformas voltadas para WEB. Na expectativa de economizar em desenvolvimento de software.

Diversas instituições são assim, onde todos os seus processos de controle interno são distribuídos no ambiente Browser. Agregando inúmeras camadas de compatibilização e de controle de segurança, trazendo falta de performance entre outros desconfortos para os clientes, usuários, e também para os desenvolvedores de software.

A grande vantagem de uma plataforma voltada para WEB é que as suas aplicações podem ser acessadas por vários dispositivos em qualquer lugar do mundo. E isso é muito importante. No entanto existem necessidades que não exigem tamanho alcance, ou até mesmo que não devem ter tamanho alcance. E desenvolver uma plataforma restrita pode trazer diversas vantagens, tais como:

  • Melhor Performance;
  • Melhor controle de acesso;
  • Melhor controle de segurança;
  • Menor custo de desenvolvimento;
  • E muitos outros.

Foi pensando nestas necessidades que foi projetada uma plataforma ‘Offbrowser’ com maior controle de acesso voltada para um público controlado. A Plataforma Joda Funcionalidades provê recursos que rodam em um sistema operacional específico onde as funcionalidades são agregadas e controladas por uma Loja de Aplicações (parecido com o Play Store ou o App Store) onde as funcionalidades de software da organização são armazenadas, disponibilizadas e controladas, via Internet. Assim se um determinado usuário deseja acesso a uma funcionalidade específica, ele acessa a Loja e Baixa o software para seu dispositivo, como é feito hoje com o smartphone em relação aos Apps.

A grande vantagem desta plataforma é deixar os servidores WEB livres para os clientes externos, ganhando performance. Ao baixar uma funcionalidade para o dispositivo (feito uma vez só), o usuário está ‘desafogando’ os servidores (e outros recursos), trazendo grande parte do processamento para o dispositivo remoto.

O fato de ser uma plataforma ‘Offbrowser’ não quer dizer que não use a Internet. Pelo contrário. O uso da Internet é racional. Sendo que o processamento é distribuído e não apenas no servidor, como acontece com plataformas WEB. O tráfego na Internet é basicamente de dados brutos, para serem processados no destino.

São recursos do Joda Funcionalidade:

  • Loja de Funcionalidades via Internet (busca por palavra ou termos do contexto da funcionalidade);
  • Feed de notícias (dá um aspecto dinâmico, nova cara todos os dias, com os links para as principais notícias do mundo, do país, do estado, da cidade ou apenas do âmbito da organização)
  • Escritório de Funcionalidades Hierárquico (possibilita ao usuário montar sua própria hierarquia com as funcionalidades mais ou menos utilizadas)
  • Atualização de versão controlada (podendo ser automática ou por intervenção do usuário)
  • Os arquivos de instalação são assinados por criptografia.
  • Tradutor (possibilita configurações de idioma ou jargões. Mostra o idioma ou o ‘sotaque’ que o usuário desejar)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *